domingo, 10 de novembro de 2013

Recordando - Cena Aberta (A Hora da Estrela)


Cena Aberta foi uma série de quatro episódios desenvolvida por Guel Arraes, Jorge Furtado e Regina Casé, com roteiro de Jorge Furtado e Guel Arraes e apresentação de Regina Casé, que também atua e assina a direção do programa. Cena Aberta foi resultado de uma parceria entre a Globo e a Casa de Cinema de Porto Alegre, produtora do cineasta Jorge Furtado, entre outros sócios, e fez parte da programação especial de fim de ano da emissora.

Cenas de testes e ensaios dos atores e o trabalho de pesquisa da equipe, por exemplo, são mostrados ao público no decorrer da trama. O programa também mistura em seu elenco atores profissionais e amadores.

As histórias escolhidas pelos roteiristas foram A Hora da Estrela, de Clarice Lispector; Negro Bonifácio, de Simões Lopes Neto; As três Palavras Divinas, de Leon Tolstoi; e Folhetim, baseado em A Ópera de Sabão, de Marcos Rey. Os roteiristas optaram por obras que pudessem ser contadas em poucas cenas.

Episódio: A Hora da Estrela



O primeiro episódio levado ao ar foi A Hora da Estrela, conto de Clarice Lispector que narra a história da nordestina Macabéa e seu envolvimento com Olímpico de Jesus (Wagner Moura) e Glória (Regina Casé). Ao longo do episódio, Macabéa é vivida por sete mulheres, que estão, na realidade, fazendo testes para conseguir o papel da protagonista: as faxineiras Adaléia de Jesus Costa, Rosineide Marinho Cabral; as donas-de-casa Roberta Kátia da Silva, Ana Lúcia Alves Bezerra, Ana Célia Barbosa; e as atrizes Michelle Cabral e Ana Paula Bouzas.

Wagner  interpretou Olímpico de Jesus veja uma cena com ele:



Existe o DVD da série para comprar, mas só achei no Mercado Livre, deixo o link para os interessados:


Fonte: Memória Globo